Coronavírus não está fugindo de Florianópolis desde novembro – Notícias



O novo coronavírus (SARS-CoV2) já circulava no Brasil em novembro de 2019, afirmam pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A constatação foi feita após a análise de amostras de esgoto colhidas periodicamente no ano passado e que são armazenadas.

"Não é novidade que você pode encontrar o SARS no exame sanitário. No entanto, o que nós fizemos foi uma parceria (com outras áreas da UFSC) e pensamos em olhar para o exame retroativo, que já vinha de outros estudos aqui na universidade, com vistas a perceber desde quando o vírus estava presente e por meio do tiro obter sabre sobre essa possível disseminação ", declarou nesta quinta-feira (2) a pesquisadora Gislaine Fongaro, do Laboratório de Virologia Aplicada, do Departamento de Microbiologia da UFSC, uma das assinaturas do artigo.

Leia também: Pesquisa constata presença do novo coronavírus nas fotos de BH

Maria Elisa Magri, professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, explicou que "o trabalho com esgoto sanitário da cidade e com amostras de esgoto é uma rotina" e que é praxe deixar essas porções coletadas congeladas para posterior análise posterior.

Esse material foi submetido à análise genética (RT-qPCR) em mais um laboratório da universidade. Foram feitos os menos oito testes para garantir que o tratamento do SARS-CoV2.

"Por meio de filogenias, de estudos genéticos, será possível triar e reproduzir luz, o que é possível rota de vírus e como chegou por aqui", adicionaram Gislaine.

A primeira amostra positiva foi colhida em 27 de novembro na região central de Florianópolis. Desde então, todas elas, até março, conseguiram o novo coronavírus. O exame dos meses anteriores não possuía nenhum vestígio genético do SARS-CoV2.

O grande achado de trabalho dos pesquisadores da UFSC é a detecção de coronavírus antes do primeiro caso de infecção humana que foi confirmado nas Américas – em Seattle, nos EUA, em 21 de janeiro.

No entanto, há indícios de que o vírus já circula em Wuhan (China), onde surgiu, desde meados de outubro. No Brasil, o primeiro caso confirmado de covid-19 foi no dia 25 de fevereiro, em São Paulo.

Leia também: Fiocruz encontra novo coronavírus em 94% dos casos em Niterói (RJ)



Fonte: Link do post Completo

Call Now Button