Você está desperdiçando seu dinheiro de marketing em estratégias desatualizadas?

Muitas pessoas que dirigem negócios há muito tempo caem em hábitos ou hábitos que podem não ser a melhor maneira de decidir sobre as estratégias de marketing mais eficazes ou produtivas. O que funcionou em 1980, 1990 ou mesmo em 2000 pode não funcionar mais hoje.

Como todos entendemos, os tempos mudaram e também as compras e preferências dos consumidores. Quer o seu cliente seja uma pessoa comum ou outra empresa, a Internet influenciou muito as decisões sobre o que comprar, quanto pagar, onde obter e como pagar.

Anos atrás, se você quisesse comprar um carro usado, provavelmente pegaria uma seção de classificados de um jornal e examinaria as listas correspondentes. O mesmo vale para imóveis. Quando você estava procurando trabalho, onde você olhou? Claro que você quer anúncios no papel.

Que tal roupas, presentes, joias, tacos de golfe, livros ou até sapatos? Bem, provavelmente você chegará ao shopping para um dia cansativo de navegação, fazendo perguntas ao vendedor, experimentando e colocando as sacolas de compras no carro.

Que tal serviços fiscais, consulta médica, planejamento noturno de um bom restaurante ou cuidados com animais de estimação? Equipamento de entretenimento, seguro de carro, material de escritório ou encontrar um encanador local? Pegamos páginas amarelas para todos os tipos de coisas necessárias – você tem que se lembrar daqueles livros enormes cheios de letras minúsculas que listam tudo sob o sol?

Mas vivemos em um admirável mundo novo. Hoje, todos na web compram quase tudo. Além disso, utilizamos nossos cartões de crédito para pagamentos e deixamos que tudo seja entregue com extrema comodidade em sua casa ou empresa.

Então, como isso afetou o alcance de nossos mercados? Enorme! Se você ainda está colocando anúncios classificados em um pedaço de papel ou comprando anúncios gráficos caros nas páginas amarelas, será necessário dar um passo atrás e reavaliar suas decisões, que podem estar um pouco atrasadas.

Em vez disso, você deve aproveitar todas as listas de páginas amarelas gratuitas disponíveis online. Pode levar algum tempo para configurá-lo, o que requer que você escreva pequenos trechos sobre seu negócio (também conhecidos como snippets ou "monitores de áudio"), mas eles valem a pena por dois motivos. Primeiro, a maioria das pessoas agora usa a Internet para encontrar informações de contato das pessoas que desejam contatar. E é impossível saber quais páginas amarelas eles usam, então você precisa estar listado em todas elas. Mas, o mais importante, se você tem um site que deveria, todas as suas listagens, que geralmente incluem links gratuitos para o seu site, ajudarão com seu SEO ou otimização de mecanismo de pesquisa. (Isso significa que o tempo que você investe na colocação de listagens gratuitas compensa, elevando suas classificações de pesquisa do Google nos resultados de pesquisa quando alguém pesquisa seus produtos ou serviços na web.)

Tenho certeza de que nem todos os representantes de vendas da página amarela apreciarão minhas sugestões aqui. Mas eles não são os únicos cujos produtos impressos são preferidos. Ainda prevejo o desaparecimento iminente do jornal impresso e de muitas revistas, por mais que ainda esteja feliz em sentar para ler a página impressa em alguns minutos. Provavelmente é apenas um velho hábito que preciso quebrar antes que me destrua. Primeiro, à medida que envelhecemos, nossa visão se deteriora, e é muito mais difícil ver esse carinha no papel do que há vinte anos. Como passo a maior parte dos dias olhando para o monitor do computador, aproveito um tipo estendido de recurso que o torna muito mais fácil de ler. E embora eu considere o pouco tempo gasto lendo revistas e jornais reais um luxo raro, é provável que continue a estar disponível apenas online ou por meio de tablets eletrônicos ou leitores eletrônicos.

Isso significa que, se você dirige uma empresa, seus recursos de publicidade também devem mudar. Embora você possa sentir que ainda está atingindo o público-alvo que procura por meio de um anúncio de jornal impresso, que de fato se tornou muito mais acessível do que no passado, você pode mudar seu caminho pesquisando a lógica da publicidade na Internet. Além dos anúncios de banner (outdoors que aparecem na Internet), os anúncios de texto baseados na web são incluídos em ambas as pesquisas de tópico apropriadamente projetadas, que você controla com decisões de pré-posicionamento de palavras-chave, e são o método definitivo de marketing direcionado. Da mesma forma, costumávamos comprar listas de mala direta para atingir um determinado segmento demográfico por mala direta, ao qual recorremos, hoje podemos atingir os mercados desejados aparecendo no tópico de buscas na Internet. É verdade que ainda é bastante novo, mas vai evoluindo dia a dia, claramente como o futuro do marketing.

Pode me chamar de antiquado, mas devo dizer que a mala direta ainda pode ter muito mais sucesso em alcançar um cliente em potencial do que tentar acionar um clique nos resultados de pesquisa do Google com a atenção distraída do seu cliente. página! A vantagem é que a mala direta, se projetada, tem a capacidade de manter o destinatário interessado devido aos efeitos gráficos de cores, imagens visuais, tamanho da fonte e seleção. Em comparação, um anúncio de texto baseado na web é apenas texto, apenas texto e se parece com qualquer outro anúncio de texto em uma página do Google que não oferece a você uma vantagem maior do que qualquer outra pessoa para atrair cliques. Se um item de mala direta é aberto, lido e respondido, ou jogado fora imediatamente, ainda é um fator desafiador para os profissionais de marketing em todos os lugares. Tal como acontece com os investimentos, não existe uma fórmula mágica. Anúncios de texto baseados na web podem fazer sentido para um pouco de orientação, já que muitas pessoas que veem seu anúncio fazem sentido para anúncios de texto online. Isso desde que suas opções de posicionamento estejam em uma área de interesse popular. Se sua meta for muito pequena, esses números podem cair significativamente. Embora os anúncios de texto online possam alcançar um pequeno mercado em uma pequena área geográfica, eles podem precisar diversificar e apoiar outros tipos de marketing tradicional para ter sucesso. Pelo menos enquanto a Internet for a única ferramenta de marketing, ou até que o Google seja jogado fora do trono de sua infalibilidade.

Com a infinidade de usos na grande indústria do entretenimento, incluindo rádio, televisão, filmes, vídeos, jogos e muito mais, para citar apenas alguns, tornou-se muito mais difícil investir dólares de marketing no mercado único certo no mercado-alvo . Tentar estender seu orçamento para atrair o público que deseja alcançar pode ser frustrante para todas as escolhas, distrações e miopia de todos os que buscam entretenimento. Do ponto de vista de marketing e com 35 anos de experiência, meu conselho seria monitorar esses dólares com muito cuidado antes de decidir gastar rapidamente.

Embora reconheça que os novos locais substituíram os antigos, algumas das antigas escolhas ainda atingem algumas pessoas interessadas que se recusam a aceitar as novas tecnologias de hoje. Embora poucos e distantes entre si, alguns mercados ainda respondem ao tradicional papel amarelo, jornais, revistas e outras formas de publicidade que podem justificar a manutenção de uma presença razoável em tais meios. É difícil argumentar sobre a utilidade de comprar a contracapa de listas telefônicas quando milhares de milhares são trazidos para incontáveis ​​lares, mesmo que sejam vistos apenas uma vez ao longo do ano. O número dessa escala de marketing é impressionante. No entanto, fazer isso cegamente para o futuro seria irresponsável, senão totalmente inútil, se agora falarmos sobre listas de 'não ligar' e adicionar listas de 'não encaminhar'.

E quando um grande número de anúncios de jornal é vendido por uma fração do que eram antes, a tentação às vezes aumenta o julgamento por centavos apenas por causa da emoção momentânea de dominar o jornal. Qualquer resposta é considerada um molho.

Isso me leva a concluir que estamos em um período de desaceleração do marketing: algumas estratégias estão saindo, mas a porta ainda não fechou de verdade. Novas estratégias são um pouco intimidantes, mas estratégias antigas são muito menos eficazes. Se você conseguir encontrar um equilíbrio entre os dois até que o tempo esteja em jogo para o melhor sobreviver, os orçamentos de marketing serão mantidos um pouco mais e talvez a aparência de sucesso permaneça, apesar da necessidade de navegar em mares de confusão, medo e envelhecimento .